Paris para os íntimos!


Curiosidades

08/12/2010 00:49
Ingressos

Para comprar ingressos de shows e espetáculos, teatro, esportes, museus, parques de diversão, monumento, feiras e tudo o mais acesse o site da Fnac ou se ja estiver em Paris, vá na Fnac da Champs-Elysées. Você pode comprar muitos ingresso online no site da fnac, inclusive de visitas a monumentos e museus, evitando assim as filas das bilheterias. (https://www.fnacspectacles.com/index.do ). Uma boa opção é também o site do Office de Tourisme de Paris (https://booking.parisinfo.com/z6200e2_uk-see-all-our-offers.aspx?Param/IdFournisseur=26827&Param/IdMagasin=466), nesta página você pode comprar ingressos para monumentos, tickets de transporte, bateaux mouches, eurodisney, etc. Pode até comprar o Paris Museum Pass.

Para shows e espetáculos, se os ingressos estiverem esgotados (fato muito comum pois o francês compra ingresso para um show com um ano de antecedência, o que não é bem o nosso costume...) e você realmente desejar ver o espetáculo, arrisque comprar na hora na bilheteria ou de cambistas.  Não sei como funciona, mas os cambistas em Paris vendem ingresso mais barato! Já fomos assistir Rolling Stones pagando 30 euros num ingresso cujo valor era 109 euros,  The Police pagando 30 euros num ingresso de 80 euros, e Norah Jones também pagando 35  euros num ingresso de 65 euros! Nem sempre funciona, mas vale a pena tentar! Dito isso, vão com calma para não inflacionar o mercado!

Se pretende ir à Opera (não deixe de ir a um ballet ou opera, principalmente na Opera Garnier, que é linda e por si só já vale a visita), também se pode conseguir ingressos de última hora na própria bilheteria no dia do espetáculo. Para estudantes é possível conseguir ingressos por 10 euros!

 

 

Paris Museum Pass

Se você pretende visitar muitos monumentos e museus, talvez valha a pena comprar o Paris Museum Pass. O pass dá direito a entrar em vários museus e monumentos (incluindo o Arco do Triunfo, Versailles, o Louvre, o museu d'Orsay, o Rodin, NÃO inclui a Torre Eiffel) quantas vezes quiser e sem enfrentar a fila de ingressos. O Pass de 2 dias custa 35.00 euros, o de 4 dias 50.00 euros  e o de 6 dias 65.00 euros. À venda nos próprios museus, nas lojas Fnac e nos guichets de informações turísticas dos aeroportos. A maioria dos monumentos é gratuita aos menores de 18 anos, e aos menores de 26 anos de cidadania européia, portanto não precisam comprar o pass e nem ficar na fila! Estudantes não europeurs com menos de 26 anos geralmente tem desconto nos ingressos individuais, mas como o pass já tem um preço reduzido, não há um pass com tarifa menor para estudantes.

Veja a lista completa dos monumentos incluídos no Paris Museum Pass clicando aqui.

Preço do ingresso nos principais monumentos de Paris (atualizado em junho 2011):

Louvre - 10,00 euros

Orsay - 8,00 euros

Versailles - 15,00 euros

Arco do Triunfo - 9,00 euros

Sainte Chapelle - 8,00 euros

Panthéon - 8,00 euros

Centre Pompidou - 10 a 12,00 euros

Musée de l`Armée (Túmulo de Napoleão) - 8,50 euros

 

É só fazer as contas e ver se vale a pena. Para o pass de 2 dias, por exemplo, você deve visitar pelo menos 4 monumentos para valer a pena.

 

 https://www.parismuseumpass.com/

 

 

Ingresso e Restaurantes para a Torre Eiffel

A entrada na Torre Eiffel não está incluida no Paris Museum Pass. Existem 3 tipos de ingressos: para subir de escada até o segundo andar (4.70 euros), para subir de elevador até o segundo andar (8.20 euros), e para subir de elevador até o topo, 3o andar (13.40 euros). As escadas dão acesso até o segundo andar da Torre,  a 115m do chão após se subir 704 degraus (tem que gostar muito de escada!!!)  O terceiro andar fica a 276m do chão! Pode estar fechado se o clima não estiver bom, principalmente no inverno.

Você pode comprar o ingresso diretamente do site da Torre (https://www.tour-eiffel.fr/preparer-sa-visite/acheter-ses-billets.html), mas será pessoal, com data e hora marcada. Não será aceito em outro horário. tem a vantagem de não ter que enfrentas a fila para subir. Geralmente é necessário comprar com 1 semana de antecedência pois os ingrtessos são limitaos e se esgotam. Se não conseguir comprar o ingresso online, vá para a Torre mesmo assim que lá os ingressos não esgotam, só precisa um pouco de paciência na fila!

A maioria das atrações estão no primeiro andar. ë lá que se monta uma pista de patinação no inverno, e onde está o Restaurante 58. No segundo andar está o restaurante Jules Vernes, que atualmente tem o menu assinado por Alain Ducasse. No terceiro andar além da vista incrível, há também um bar a Champagne.

Para o Jules Vernes é necessário fazer reserva (https://www.lejulesverne-paris.com/). Há uma entrada especial na Torre para quem vai ao restaurante, não é necessário pegar a fila.  Menu no almoço a 85.00 euros durante a semana, e a partir de 165.00 nos finais de semana e feriados.  No jantar, menu de 200.00 euros.  O Restaurante 58, no primeiro andar, tem serviço contínuo de 11h30 as 17h30,  funcionando tipo um self-service, sem necessidade de reserva. Eles chamam de pique-nique chic! Custa em torno de 18.00 euros o menu entrada e prato ou prato e sobremesa;  e o menu completo entrada + prato + sobremesa custa 23.00 euros. À noite, o restaurante se transforma em restaurante (servido à mesa), com menus a partir de 67.00 euros, com dois serviços: as 18h30 e às 21h. É necessário comprar um ingresso de subida na Torre:  à venda no Kiosque do restaurante no  térreo, que dá direito a subir na Torre sem pegar a fila no horário do jantar e para grupos maiores de 10 pessoas. Se o grupo for menor que 10 pessoas no horário do almoço, tem que comprar o ingresso normal da Torre.

A Torre é aberta de 9h as 23h45 (até 0h45 de meados de junho a final de agosto), com última subida do elevador às 22h30 (23h de meados de junho a final de agosto).

 

Pariscope

A Pariscope é uma revistinha semanal que contém toda a programação da cidade: exposições, teatro, opera, shows, festivais, esportes, cinema e etc. Traz informações completas de horário, onde comprar ingressos e etc. Custa menos de 1 euro e você pode comprar em qualquer banca de revista ou tabacaria. Muito útil para programar seu "séjour" em Paris.

Magazine PARISCOPE : N°2203 - du mercredi 11 au mardi 17 août 2010

 

 

Journées Européennes du Patrimoine

 São dois dias dedicados ao patrimônio europeu. Muitos museus e  monumentos estarão abertos gratuitamente nesses dias, inclusive alguns que normalmente não são abertos a visitas como a Assemblée Nationale. Geralmente em setembro (17 e 18 de setembro em 2011).

 

 

Paris Plage

Todos os anos, nos meses de julho e agosto, a prefeitura monta uma praia nas bordas do Sena. Isso mesmo, praia com areia e tudo! O pessoal vai de bikini pra se bronzear mesmo. Tem uma programação esportiva com volley de praia entre outras atividades. Há vários bares e cafés também. Muito divertido e exótico para nós que conhecemos praias de verdade!

 

Nuit Blanche

Desde 2002, uma noite no mês de outubro os parisienses não dormem: é a "Nuit Blanche". A cidade recebe uma iluminação especial,  vários artistas se apresentam espalhados pela cidade e todos vão às ruas para ver o festival e se divertir. Geralmente há roteiros para se visitar as principais apresentações a pés. Dia 02/10 em 2011.

 

Fête des Vendanges de Montmartre

Em plena Paris, no cartier de Montmartre há uma pequena vinícola que produz o único vinho parisiense, o Clos Montmartre. Todos os anos, em setembro ou outubro há a festa da colheita das uvas, a Fête des Vendanges. São alguns dias de festa. É uma tentativa de fazer um carnaval, falta um pouco do know-how brasileiro, mas é legal.  Dias 09 e 10 de Outubro em 2011.

 https://www.fetedesvendangesdemontmartre.com/

 

 D.R.

 

Fête de la Musique

Todo mês de junho tem um dia dedicado à música em Paris. Música em todo canto durante um dia inteiro! Shows de  ópera a jazz, de amadores e profissionais acontecem gratuitamente na cidade para todos apreciarem, nas ruas, nas igrejas, em todo lugar. Na verdade, durante 1 semana há eventos, mas existe 1 dia oficial. Em 2011 será o dia 21 de junho.

 

Salão do Chocolate

Chocólatras atenção: esse é o maior evento mundial dedicado ao chocolate! Tudo sobre chocolate e chocolate de todas as formas. Tem até um desfile de alta costura de chocolate!  Geralmente em outubro e novembro (em 2010 foi de 28/10 a01/11).

Endereço:  Paris expo, Porte de Versailles, Pavillons 5/2 & 5/3
Metrô : Linha 12 - estação "Porte de Versailles"

 

https://www.salonduchocolat.fr/

 

 
Eaux Musicales

Todos os anos, na primavera e no verão, o castelo de Versailles prepara um espetáculo nos seus jardins: as fontes de água são ligadas e há um fundo de música ambiente de Lully. A idéia é  passear pelos 8km do jardim como o Rei Sol fazia.

 O ingresso para visita dos jardins é separado do ingresso de visita do castelo e custa 8.00euros.

 

 
Roland Garros

 Segundo campeonato dos 4 grandes Slams, o Roland Garros acontece todo ano no final de maio e início de junho. É uma experiência qua vale a pena mesmo para quem não é fã de tênis.  Os ingressos podem ser comprados na Fnac, ou na bilheteria do complexo até no mesmo dia, vai ser difícil encontrar tickets para a quadra principal, especialmente se uma grande estrela estiver jogando. Comprando com antecedência fica mais fácil e você pode comprar pelo site da Federação Francesa de Tenis (https://rolandgarros.billetterie.fft.fr/tickets/events).  Os ingressos começam a ser vendidos dia 23/02/2011 no site da FFT. Os ingressos na bilheteria custam em torno de 40 euros. Nos cambistas chega facilmente a 200 euros.

Endereço: 2 avenue Gordon Bennett , 75016,  Paris

Metro: linha 10, estação Porte d'Auteuil

 

 
14 Juillet

  É o dia da Festa Nacional. Um dos maiores feriados da França, divide o ano em antes do 14 juillet e depois, marca o início das férias de muitos franceses. Paris quase vira uma cidade fantasma depois do 14 juillet. Durante o dia há  o famoso desfile das forças armadas e do presidente na Champs-Elysées, no final do dia a queima de fogos próximo à Torre Eiffel, e à noite, várias festas em toda a cidade. Se pretende assitir ao desfile ou à queima de fogos, chegue cedo para pegar seu lugar. Os transportes públicos ficam lotados antes e depois dos eventos. A cidade realmente para para festejar nesse dia.

 

 

 

 

Tour de France

A corrida de bicicleta mais famosa do mundo pára Paris no dia da sua chegada `a cidade, que é também a grande  final da corrida de mais de 3000km que dura cerca de 20 dias. Se estiver por Paris no dia da chegada, procure saber qual é o trajeto da corrida e vá se juntar aos parisienses para assistir e incentivar os finalistas.

 

© A.S.O.

Beaujolais Nouveau

Todo ano, a chegada da nova safra do vinho Beaujolais é comemorada na terceira quinta-feira de novembro. Quinta-feira, 18 novembro 2010 marcou o Festival anual de Beaujolais Nouveau em toda a França e no mundo. Assim que o relógio bate meia-noite  a celebração da chegada do vinho Beaujolais Nouveau começa. As lojas de vinho estão com estoque cheio da nova safra do Beaujolais Nouveau (que deve sempre ser consumido jovem, nunca envelhecido), os parisienses  vão aos seus bistrôs, café ou bar à vin preferidos, e muitas pessoas festejam com os amigos em casa. Existem vários eventos organizados em Paris durante o dia, e a atmosfera sobre Paris é a de um verdadeiro festival. Os vinhos são vendidos a copo ou a garrafa.  Certamente, o Beaujolais Nouveau não é o melhor que os franceses têm para oferecer em termos de vinho, mas é uma tradição divertida e empolgante que todo mundo gosta de participar.

Se você estiver em Paris na época do Festival do Beaujolais Nouveau Festival, tente participar!


O millésime 2010 parece que foi brilhante. A colheita foi tardia em relação aos anos recentes. A uva estava bonita e a chuva que caiu antes da colheita foi perfeita. 

https://www.beaujolais.com/

 

 

Festival de Jazz de Paris

  Todos os anos no verão, durante aproximadamente 1 mês, acontece o festival de Jazz de Paris. Nos finais de semana, à partir das 15h, vários concertos de Jazz, ao ar live e gratuitos acontecem no Parc Floral de Vincennes (Metrô Chateau de Vincennes). Você só paga a entrada do parque, em torno de 5 euros. Em 2011 o festival acontecerá de 11 de junho a 31 de julho. É uma festa muito legal e o Parc Floral em si já é uma atração. O Chateau de Vincennes e o bois de Vincennes também são lindos e merecem um dia de visita. Mais detalhes em Parques.

https://www.parisjazzfestival.fr/fr/

 

 

 Festival Classique au Vert

É a versão de música clássica do festival de Jazz. Também acontece aos sábados e domingos à tarde no Parque Floral (verParques), geralmente em agosto e setembro. Os concertos são gratuitos (só paga a entrada do parque que custa 5.00 euros). É uma festa muito legal e o Parc Floral em si já é uma atração. O Chateau de Vincennes e o bois de Vincennes também são lindos e merecem um dia de visita. Em 2011 a música americana será rpivilegiada, com vários concertos americanos.  De 06/08 a 25/09/2011, aos sábados e domingos às 16h.

 

Mundial de Voley de Praia

 Todos os anos em junho aos pés da Torre Eiffel, no  Champs de Mars acontece o Henkel Grand Chelem, uma etapa importante do mundial de vôlei de praia. São mais de 200 jogos, com os melhores jogadores do mundo.  Muito interessante ver a "ambiance"de praia aos pés da torre.  A entrada para os jogos é gratuita.

 

Hipódromos de Auteuil e Longchamp

Se você gosta de cavalos, um bom programa é assistir a uma corrida nos hipódromos de Auteuil ou Longchamp.  Há corridas quase todos os finais de semana, e alguns grandes prêmios ao longo do ano, onde você vai ter a oportunidade de ver os melhores cavalos do mundo. O ingresso de um grande prêmio custa apenas 8.00 euros e pode ser adquirido na hora. Em finais de semana normais, o ingresso custa 4.00 euros.  Em Auteuil  há os grandes prêmios  Gras Savoye Grand Steeple-Chase de Paris (geralmente em maio), e o Week-end International de l'Obstacle (geralmente em novembro). Em Longchamp há os grandes prêmios Juddmonte Grand Prix de Paris, que acontece sempre dia 14 de julho, e o Qatar Prix de l'Arc de Triomphe (geralmente em Outubro). Se quiser assistir às corridas em grande estilo, faça uma reserva nos restaurantes com vista para a pista, ou compre um camarote.

Hipódromo de Auteuil: route d'Auteuil aux Lacs - 75016,  Paris, Tel:  01.40.71.47.47. 

Metrô linha 10, estação Porte d'Auteuil-Hippodrome
Hipódromo de Longchamp: route des tribunes - 75116,  Paris, Tel: 01.44.30.75.00.

Metrô linha 10, estação Porte d'Auteuil, ou linha 1, estação Porte Maillot, e depois " navette" gratuita até o hipódromo aos sábados, domingos e feriados.

https://www.france-galop.com/ 


 Youmzain Youmzain ridden by jockey RJ Hills (L) takes second place in the Qatar Prix de l'Arc de Triomphe on October 5, 2008 in Longchamp, France.  (Photo by Pascal Le Segretain/Getty Images) *** Local Caption *** Youmzain;RJ Hills

 

 

 

 

—————

Voltar